Documentários sobre guerras – E aí, guerreiro, xpto? E lá vamos nós com o desafio de fazer mais uma lista, desta feita dos melhores documentários sobre guerras.

Como em toda lista do tipo, sempre vai ficar algum tema de fora. Mas daí você usa os comentários do blog para indicar o seu preferido ou mesmo compartilhar sua lista preferida, QSL?

Aliás, a Netflix é ótima quando o assunto é documentário. Por lá você vai encontrar alguns dos documentários sobre guerras da nossa lista. Outros, no entanto, só mesmo no youtube ou em sites de download que, digamos, não recomendamos. Pirataria ainda é crime!

Os melhores documentários sobre guerras

Documentários sobre guerras: Five Came Back

No elenco desse documentário nada menos do que Steven Spielberg, Francis Ford Coppola, Frank Capra, William Wyler, John Ford, John Huston. O documentário recupera a experiência desses cinco ilustres diretores de cinema que filmaram a Segunda Guerra a serviço do Exército dos EUA.

Documentários sobre guerras: Lost Films From WW II HD

Apresentado pelo canal History, o documentário explica o contexto das guerras e mostra a cena remasterizada e colorida, coisa super rara. Tem imagens violentas, sem censura, ou seja, mostram cadáveres destroçados, explosões e etc.

Documentários sobre guerras: Tell Spring not to come this year

Lançado em 2015, esse documentário traz um olhar pouco explorado da intervenção americana no Afeganistão: mostra, sob os olhos dos soldados afegãos, como se deu a retirada das tropas dos EUA do território afegão e mostra os desafios e motivações pessoais dos envolvidos nesse combate contra extremistas do Talibã.

Documentários sobre guerras: Capacete Brancos

O curta produzido pela Netflix consegue captar de forma íntima o cotidiano de alguns dos 2,7 mil voluntários do grupo socorrista Capacete Brancos, responsável por salvar mais de 60 mil feridos em três anos de existência. O filme mescla depoimentos de três desses agentes com imagens das ações realizadas por eles.