Não há como negar, os jogos de estratégia e tiros são os preferidos entre aqueles que não dispensam uma boa aventura. A mistura de sensações, a movimentação do corpo e a interatividade com os amigos são apenas alguns dos benefícios que essas atividades proporcionam. Dentre os mais populares, estão o airsoft e o paintball. Apesar da semelhança na modalidade de jogo com armas, eles possuem características bem distintas. Descubra, a seguir, qual a diferença entre airsoft e paintball

Entenda o objetivo de cada jogo

O jogo airsoft é baseado em simulações de combate militares ou policiais com muito realismo. Ele pode ser praticado somente por pessoas maiores de 18 anos e o objetivo varia de acordo com cada estilo de partida – eliminação de adversário, conquista de territórios ou resgate de reféns, por exemplo.

Já o paintball é um esporte com uma intenção mais leve e recreativa, tanto crianças quanto adultos podem praticar. Ele é dividido em três modalidades: cenário, cenário real-action e speed-ball. Cada modalidade possui um objetivo que pode ser a captura da bandeira que está na base inimiga, eliminação do adversário, entre outros.  O paintball também possui o modo profissional com campeonatos e disputas.

Diferenças entre as armas

Como citado acima, o airsoft possui simulações reais e, com isso, as armas não poderiam ser diferentes. Elas imitam os equipamentos como metralhadoras, pistolas, carabinas, espingardas, etc. Os vários modelos de armas de airsoft podem ser usados em várias situações. Existem também três tipos de mecanismos de disparos, além de possuir munição esférica de PVC, evitando que o adversário fique manchado.

As armas usadas no paintball são conhecidas também como “marcadores” e funcionam à base de um sistema de ar comprimido ou gás utilizado nos cilindros de propulsão. Como o próprio nome sugere, a munição é feita de bolas de tintas, facilitando na hora de identificar quando um jogador é atingido.

O principal diferencial entre elas é o alcance dos tiros e o som que é feito por eles, as armas do airsoft são mais realistas.

Tipos de arena de cada jogo

Enquanto no airsoft as arenas são mais amplas e ao ar livre como florestas, campos ou galpões abandonados estimulando a tática e o trabalho em equipe, os campos de paintball são grandes, porém, limitados. Possuem obstáculos que fazem parte do cenário com o intuito de criar esconderijos e barreiras para os adversários.

Seja airsoft ou paintball, os jogos de simulação exigem o máximo de resistência do corpo. Por isso, a Rafale Calçados criou uma linha especial para a prática desses esportes. Conheça todos os modelos em nosso site e encare essa aventura de forma segura e confortável!