Siga a Rafale no Facebook

Pneu de moto: 5 dicas essenciais de cuidado

Pneu de moto: 5 dicas essenciais de cuidado

Que todas as partes da sua moto merecem a devida atenção, isso não deve ser novidade para você. Ainda assim, os pneus merecem uma atençãozinha extra, caso você use o veículo constantemente, ou pegue-o para aquela viagem de fim de semana.

Cuidar do seu pneu significa cuidar da sua segurança, da segurança do seu garupa, da agilidade no seu trabalho e até mesmo na sua economia de combustível. Pensando em como te ajudar a cuidar dos seus pneus da moto, separamos 5 dicas imperdíveis para você usar agora mesmo. As dicas são de manutenção e cuidado e você confere agora:

O pneu que você comprou está de acordo com o modelo da moto?

Dependendo do modelo de moto que você possui, comprar o pneu certo é a principal dica de cuidado e manutenção que você precisa ter. Isso porque alguns modelos de moto desgastam os pneus de forma bem específicas, por conta da potência do motor, ou mesmo do seu peso.

Cada modelo de motocicleta exige tamanho, maciez e largura bastante específicos. Consulte sempre o manual ou o site do fabricante para saber qual é o modelo ideal para o seu caso.

Escolher o pneu certo para o modelo da sua moto beneficia a sua segurança e a estabilidade do veículo na rua ou na estrada, deixando a dirigibilidade mais fácil e beneficiando a agilidade no deslocamento no trânsito.

Calibragem sempre em dia

Além do pneu correto para seu modelo de veículo, você deve ficar de olho na exigência de calibragem de cada pneu.

Manter o pneu na calibragem correta evita furos do pneu, além de proteger sua roda de amassados em vias esburacadas. Além disso, uma boa calibragem aumenta a aderência da sua motocicleta ao solo, evitando desequilibradas ou escorregadas.

Você deve observar algumas especificações sobre a calibragem dos pneus: nunca saia de casa sem verificar a calibragem, vá até um posto ou borracharia sempre que perceber que o pneu está murcho, verifique o adesivo localizado na suspensão traseira que mostra a calibragem ideal, deixe o pneu de trás mais cheio que o da frente se você carrega muito peso na traseira.

Cuidado aonde estaciona!

Evite parar sua moto em ruas com cascalho grosso ou pedras pontiagudas no meio-fio. Isso danifica seus pneus e diminui a vida útil do equipamento.

Evite também locais íngremes para estacionar, busque sempre uma rua plana e sem asfalto irregular.

Troque sempre os pneus e escolha profissionais capacitados

Se você trocar sempre os pneus, antes mesmo deles ficarem totalmente “carecas”, ou seja, antes dos sulcos e depressões desaparecerem totalmente, você aumenta sua segurança e a segurança de quem anda com você ou passe no seu caminho.

Mas, atenção! Ao trocar seu pneu, opte sempre por borracheiros capacitados ou indicados pelos mecânicos especialistas no seu modelo de motocicleta.

Ah! E nada de usar pneus remoldados ou ressolados (recapado). Esses equipamentos não são seguros e podem te deixar na mão.

Não se esqueça do alinhamento e balanceamento

Sim, alinhamento e balanceamento não são exclusividade dos carros. A sua motocicleta também precisa muito dessa prática.

Alinhar e balancear seus pneus garante um desgaste menor e igual entre os eixos, além de melhorar a digibilidade e agilidade do seu veículo. Além disso, você economiza mais combustível e dirige com muito mais segurança.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1 × cinco =