Mestres das Armas – e aí, guerreiros, tudo certo? O post de hoje é sobre a mais nova série do canal Discovery em que machados da Idade Média e os primeiros revólveres serão fabricados por participantes a partir de técnicas manuais

É isso aí, a partir desta segunda (25/02), às 22h05, você poderá conferir no canal por assinatura Discovery MESTRES DAS ARMAS (Master of Arms), uma competição entre ferreiros inspirada nos processos milenares de fabricação de armas e ferramentas.

Aliás, no canal History, tem uma competição parecida: Desafio Sob Fogo América Latina estreia com brasileiro na competição para descobrir quem é o melhor forjador do continente na arte de replicar armas tradicionais e exóticas.

Curiosidades sobre Mestres das armas, série do Discovery

Em MESTRES DAS ARMAS ferreiros especializados na reconstrução artesanal de armas antigas utilizam ferro e fogo, forjando e esculpindo o metal, para recriarem machados, espadas e armas de fogo, utilizando como referência os registros históricos que remontam a centenas de anos.

Episódios de Mestres das Armas

Em cada um dos episódios, três ferreiros com experiência na reconstrução de armas antigas disputam um prêmio de dez mil dólares.

O trio da vez passará por duas provas que testam suas habilidades, conhecimentos técnicos e capacidade de trabalhar sob a pressão de prazos quase impraticáveis.

Ao final do primeiro desafio, um dos participantes deixa a competição. Na segunda etapa, os dois artesãos passam pela prova final, que definirá o grande vencedor do episódio.

Mestres das Armas: jurados avaliam os especialistas

O trio de jurados especialistas em armas antigas avalia o desempenho dos participantes:

Ashley Hlebinsky é historiadora, dedica sua carreira à pesquisa sobre armas de fogo e é curadora-chefe do Cody Firearms Museum; Zeke Stout é especialista certificado em armas antigas; Trenton Tye é ferreiro profissional com mais de 20 anos de experiência, durante os quis fabricou diversos tipos de armas e armaduras.

Nicholas Irving é o homem de testes da série; ele já foi sargento da unidade de Operações Especiais dos Estados Unidos e colocará à prova as criações dos participantes. As armas de fogo fabricadas na competição são levadas a ele – não basta que elas estejam de acordo com as características visuais dos modelos indicados pela produção; é preciso que funcionem como se estivessem em batalha.

Episódio de estreia de Mestres das Armas (Master of Arms)

No episódio de estreia participam Dustin Rhodes, especialistas em lâminas que já construiu mais de 2.500 delas; Eric Von Aschwege, premiado criador de revolveres e espingardas do século XVIII; e Sharek Gadd, com quarenta anos de experiência na reconstrução das mais variadas armas, de lâminas a revolveres. Primeiro, eles terão que fazer um machado de batalha utilizado na Idade Média, entre os séculos XII e XIII.

A segunda prova demandará quatro dias de trabalho intenso na oficina da série. Os dois competidores remanescentes disputam a final construindo um machado que também funcionava como pistola e esteve em batalha entre os séculos XVI e XVIII. Durante os testes, Nicholas Irving exigirá uma transição rápida entre as duas funcionalidades, da pistola para o machado.