São muitas as embarcações da esquadra brasileira. Há submarinos, navios-tanque, navios de apoio (com escolas, dormitórios, hospitais) e diversos outros. Mas quando se fala no tamanho dos navios de guerra, a atenção se volta para os porta-aviões e também para os navios de escolta.

São as corvetas, fragatas e os destróieres que possuem dezenas de metros, grande capacidade de armazenamento e maior força no motor. Veja alguns da Marinha Brasileira e entenda melhor o poder que esses navios possuem.

Nae São Paulo – Foi um dos mais importantes navios de guerra do Brasil

O Nae São Paulo, um porta-aviões, é encontrado em diversos rankings, sendo apresentado como um dos maiores navios de guerra do mundo! Atualmente ele já não está mais em operação, mas foi um dos mais importantes para a Marinha do Brasil.

Surpreendentemente a embarcação São Paulo, de origem francesa, tem 265 metros de comprimento e 51 metros de largura. Pode transportar dois helicópteros, até 37 aviões de asas fixas e quase 2 mil tripulantes.

Como é um porta-aviões, esse navio conta com posto de combustível para aeronaves e também uma oficina mecânica.

Navio Doca Multipropósito Bahia

De origem francesa, o NDM Bahia é dos navios de guerra que tem multipropósito, ou seja, pode ser usado para diversos tipos de missões, inclusive humanitárias (como em caso de desastres naturais).

Ele é útil para o apoio logístico, buscas e salvamentos; consegue transportar tropas e diversos equipamentos, além de munição, veículos, outras embarcações e até helicópteros. Também tem instalações hospitalares bem completas.

Quanto ao tamanho, ao todo a embarcação tem 168 metros de comprimento, quase 24 metros de largura, diversos conveses, ou seja, andares, e elevador de uso exclusivo do comandante. Com tanto espaço, o NDM Bahia consegue transportar mais de 400 militares.

Embora seja menor que o Nae São Paulo, atualmente esse navio é considerado o mais importante da Marinha.

Fragata Classe Niterói

Entre os navios de guerra mais importantes do Brasil, está ainda a Fragata Classe Niterói, que, ao contrário dos anteriores, vem do Reino Unido, mas também consegue atender às necessidades de diversas missões.

Essa fragata utiliza modernos lançadores de mísseis, tem capacidade para transportar até 209 tripulantes e sua ficha técnica mostra que ela possui 129 metros de comprimento e 13,5 metros de largura.

Os pontos de destaque dessa embarcação ficam por conta da sua velocidade, que atinge até 30 nós, ou seja, 56 km/h, e também a sua autonomia operacional.

Gostou de conhecer alguns dos maiores navios de guerra brasileiros? Se sim, continue navegando pelo blog da Rafale Calçados e descubra muitas outras curiosidades sobre as Forças Armadas.