O Krav Maga é mais uma forma de se defender. Por isso, se você tem interesse em defesa pessoal, gosta de lutas ou é um guerreiro que precisa se proteger diariamente, vale a pena conhecer um pouco mais sobre essa luta, que é utilizada por diversas forças militares espalhadas pelo mundo, inclusive a CIA e o FBI. Confira!

Conheça a história do Krav Maga

Para entender bem o Krav Maga é importante conhecer um pouco sobre a sua história. Disseminada pelo guerreiro israelita Imi Lichtenfeld (à direita na foto), essa técnica foi desenvolvida na década de 40 e usada na Segunda Guerra Mundial, sendo considerada uma arma secreta do exército de Israel.

Em 1964, com  a comprovação da eficácia da luta, ela passou a ser ensinada nas escolas israelitas, se tornando obrigatória para todos os combatentes oficiais do país.

Atualmente, o Krav Maga é usada por civis interessados em defesa pessoal, mas também por sérios profissionais, desde guarda-costas até profissionais das Forças Armadas.

Krav Maga: entenda como a luta funciona

O Krav Maga é um conjunto de técnicas de defesa pessoal, que usa o combate corpo a corpo. Nela, são aplicadas neutralização, manobras de proteção e, inclusive, ataques visando à sobrevivência.

Na luta, que pode ser praticada por homens e mulheres de todas as idades e condições físicas, é possível até se defender de ataques feitos com armas, usando apenas o corpo em ações rápidas e assertivas.

Na prática, a defesa não precisa de força, mas sim de agilidade para atingir os locais certos do corpo do oponente. São praticados pontapés, torções e diversos movimentos curtos, simples e específicos para enfrentar o perigo, sem limitações de golpes.

Descubra os segredos do Krav Maga

Por algum tempo Israel manteve a técnica como um grande segredo do seu exército, afinal, era uma ótima forma de defesa pessoal e ataque. Prova dessa eficácia é que o Krav Maga continua sendo usada mundo afora, por importantes seguranças e militares. Mas, afinal, há algo especial nessa luta?

As técnicas do Krav Maga utilizam a combinação de diferentes fatores. São usados  autocontrole, instintos, reflexos, timing certo, conhecimento das zonas frágeis e peso do próprio corpo, junto, é claro, com os princípios básicos da luta: agilidade e precisão.

Gostou de saber o que é Krav Maga? Quer aprender mais sobre o assunto? Então continue navegando pelo blog da Rafale e conheça quatro técnicas de defesa pessoal!