A prática de atividades físicas na infância é muito importante, e a grande maioria dos médicos e pediatras recomenda uma rotina regular de exercícios para os pequenos. Um dos preferidos entre eles é o judô para crianças.

Incentivá-los desde cedo é uma ótima ideia, isso porque essa arte marcial tem diversos benefícios em curto e longo prazo para a vida deles.

Como o judô para crianças pode ajudá-las?

Treinar desde cedo não contribui somente para o bem-estar físico das crianças, mas também as ajuda a viver em sociedade, brigar com seus próprios medos e aprender a seguir regras. Ensinamentos como esses são muito bons nos primeiros anos de vida, e é por isso que o judô para crianças torna-se cada vez mais popular.
Confira alguns dos benefícios que essa prática pode proporcionar para os pequenos:

Coordenação motora

Embora diversas atividades físicas proporcionem melhoras significativas na coordenação motora das crianças, o judô tem alguns detalhes que podem potencializar ainda mais isso. Um dos que merece mais destaque é o fato de que, durante a prática da arte marcial, é necessário aprender a cair no chão da maneira correta, sem machucar.
Essa técnica pode ajudar muito durante o dia a dia, por exemplo, em atividades na escola. Além disso, há um grande desenvolvimento de força, precisão, velocidade e equilíbrio, e quando ainda em fase de crescimento, a criança absorve isso de maneira muito mais eficiente.

Concentração, autocontrole e desenvolvimento mental

Para que os golpes sejam dados da maneira correta no adversário, principalmente no judô, a concentração é uma peça-chave. Saber onde agarrar, para onde levar a luta e quais os próximos movimentos são pensamentos que devem estar presentes a todo o tempo.

Esses momentos geram um grande desenvolvimento da concentração nas crianças, além de estimular os pensamentos mais táticos e de planejamento.
Outro ponto a ser considerado é o autocontrole: bem como um golpe não pode ser dado a qualquer hora durante um treino, outros aspectos da vida também têm hora certa para ocorrer, e o judô para crianças ajuda os pequenos a terem essa consciência.

Coletivo e vida em sociedade

Nenhum treino de judô é possível quando se está sozinho, e para que ele seja o melhor possível, os colegas devem ajudar uns aos outros o tempo todo. Esse senso de equipe e de companheirismo é uma ótima oportunidade para que as crianças desenvolvam as primeiras noções de como se comportar em sociedade.
Para mais artigos como este, continue navegando no blog da Rafale!