Joias sobre rodas e Mexicânicos – e aí, guerreiro, tudo certo? Você curte o mundo da velocidade e de programas sobre carros?

Então você está no lugar certo, pois hoje a gente vai falar sobre duas novas temporadas que chegaram no canal Discovery Turbo.

Em JOIAS SOBRE RODAS Ant Anstead e Mike Brewer garimpam garagens dos Estados Unidos em busca de restaurações promissoras.

Já em MEXICÂNICOS tem demonstração de versatilidade da equipe que assume projeto de restauração e protótipo de carro esportivo

Nova temporada (2019) de JOIAS SOBRE RODAS

Nos novos episódios de Joias Sobre Rodas, os britânicos Ant Anstead e Mike Brewer continuam nos Estados Unidos, mas trazem clássicos europeus aos novos episódios da décima quinta safra de JOIAS SOBRE RODAS (Wheeler Dealers), que o Discovery Turbo começa a mostrar a partir do dia 29 de janeiro, às terças-feiras, às 20h30.

Os episódios inéditos, cada um deles com duração de uma hora, estão recheados de restaurações de modelos que fizeram sucesso na Europa: a temporada começa com o Ford Capri – embora um Ford, este carro foi o grande sonho dos britânicos na década de 1970, entre eles o jovem Mike –, segue com o Volvo 850 T-5R e passa, entre outros, pelo Golf GTi e o Alfa Romeo 164L.

Vídeo de Joias Sobre Rodas

Garimpando quintais, garagens e em contato com colecionadores, a dupla busca carros antigos que precisam da atenção especial que só um mecânico cuidadoso e versátil como Ant pode dedicar. Mike, por sua vez, fica com a parte da pesquisa e da barganha: é ele quem encontra e seleciona os automóveis nos quais os dois investirão dinheiro e muito trabalho.

A cada episódio, a restauração é o foco. O grande desafio é encontrar tesouros maltratados e viabilizar restaurações a preços atrativos para os colecionadores e admiradores de carros antigos. Enquanto os dois garimpam e pechincham para comprar peças e acessórios originais, as câmeras registram todo o processo de renascimento desses ícones.

Dos contatos com o dono, a negociação para fecharem o preço de compra, a restauração da mecânica e lataria e, por fim, o balanço da empreitada depois da revenda, as lentes registram todas as etapas de um trabalho que já rendeu pequenas fortunas à dupla.

Temporada 2019 de “MEXICÂNICOS”

Na quinta temporada de Mexicânicos, Martín Vaca e sua equipe que já transformaram um Boeing 727 em uma limusine e fizeram um ônibus parecer um “barco” que “flutua” sobre o asfalto, mostra às quintas-feiras, a partir de 31 de janeiro, às 22h10, os novos trabalhos que acontecem nos galpões da empresa.

A equipe de Martín ganhou fama internacional ao combinar excentricidade e rigor técnico, dominando os extremos do mercado de customização automotiva: das restaurações certificadas de modelos clássicos, feitas a partir de peças originais e fidelidade às características de fábrica, construções a partir do chassi, com carrocerias de design exclusivo, e invenções malucas que dão origem a alegorias sobre rodas.

Vídeo de Mexicânicos

Com uma hora de duração, os novos episódios continuam a documentar os projetos da equipe do início ao fim: desde a chegada dos pedidos dos clientes, os esboços exclusivos, até a correria para a viabilização das ideias.

Martín começou a trabalhar na oficina aos 16 anos, ajudando o pai, de quem herdou o negócio e o estilo de administração: rigor e disciplina são as linhas mestras. Desde 1980 no comando, construiu a reputação de não recusar trabalho, por mais absurda que soe a proposta. Entre projetos simples, que tomam uma semana, a veículos especiais, que levam meses, aparecem as transformações de urgência, que fazem a equipe virar noites em claro para a entrega a tempo.

No episódio de estreia, chega à oficina um caminhão Chevrolet de 1946 que precisa sair de lá novo em folha. A encomenda tem altíssimo valor sentimental para a dupla de clientes: são irmãos, o caminhão pertencia ao avô de ambos e a restauração será um presente para o pai deles.

Paralelamente, Martín recebe uma encomenda especial: um modelo exclusivo, construído do zero, um protótipo de carro esportivo para um cliente que mora nos Estados Unidos – a base é o motor de Corvette que terá a carroceria completamente remodelada.