Jiu-Jitsu ou Muay Thai: Identificação! Essa é palavra-chave antes de escolher entre jiu-jitsu ou muay thai. Para isso, é importante conhecer um pouco mais sobre cada uma elas, afinal, mesmo que ambas sejam artes marciais, possuem diferenças que agradam lutadores de diferentes estilos.

Se você quer tomar uma decisão sábia, conheça melhor sobre essas duas lutas e descubra com qual se identifica mais.

Detalhes do jiu-jitsu

O jiu-jitsu costuma ser chamado de “arte suave”, pois, embora trabalhe o corpo todo, não exige muita força e sim a excelência das técnicas.

Na prática, essa é uma luta que acontece na maior parte do tempo no chão. São usadas torções em importantes membros do corpo do oponente, golpes de alavancas e outros tipos de ataque envolvendo pressões, todos eles executados de forma minuciosas, para dominar.

De origem japonesa, o jiu-jitsu também trabalha a isometria, que é a contração muscular, algo que ajuda a estabilizar os movimentos dos adversários e, por exemplo, ter uma eficiente estabilização do tronco.

Breve história do Jiu-Jitsu no Brasil

O Jiu Jitso foi trazido ao Brasil em 1915, pelo japonês Esai Maeda Koma, ou, como ficou conhecido, Conde Koma, que em 1916, e conheceu Gastão Gracie, que se tornou um entusiasta do jiu-jitsu.

Gastão Gracie levou Carlos Gracie (com 15 anos), o mais velho de seus oito filhos, para aprender a arte com o japonês. Carlos Gracie assumiu então, aos 19 anos, a profissão de lutador e professor de Jiu Jitsu,  Mudou-se com a família para o Rio de Janeiro.

Carlos e Hélio Gracie desenvolveram um novo estilo, chamado Gracie Jiu-Jitsu ou Brazilian Jiu-Jitsu. Devido à sua pequena estatura e fragilidade, Helio não pôde usar muitos dos movimentos japoneses baseados em potência e velocidade, por isso desenvolveu novas alavancagens e novas formas de fazer movimentos.

Após algumas viagens para São Paulo e Minas Gerais, onde foi ministrar aulas e participar de algumas lutas, voltou ao Rio em 1925, e abriu a primeira Academia Gracie de Jiu-Jitsu, com seus irmãos Gastão e Oswaldo como assessores.

Os Gracie aprimoraram as técnicas do Jiu Jitsu, sendo que, a maior diferença para o Jiu Jitsu tradicional, é o fato de que os japoneses privilegiam as quedas, enquanto a técnica dos Gracie privilegia as lutas no chão.

Atualmente, o Jiu Jitsu brasileiro é mais difundido que o original japonês, sendo inclusive, exportado para o Japão e para todo o resto do mundo.

Detalhes do muay thai

Para escolher entre jiu-jitsu ou muay thai, confira agora um pouco sobre a segunda opção, a arte marcial de origem tailandesa, que tem mais de 2.000 anos de idade.

Nessa modalidade, são usados chutes, cotoveladas, joelhadas e também socos. Mas além desses golpes, a arte conta com exercícios aeróbicos e aquecimentos com corda, saltos e outro exercícios agitados, em uma combinação que faz com que vários músculos do corpo sejam trabalhados.

No muay thai, os esforços e os movimentos ajudam a definição do corpo, contribuem de forma intensa com a queima de calorias e favorecem tanto a concentração quanto a coordenação motora.

Então, vai de jiu-jitsu ou muay thai?

Como dito, o jiu-jitsu, do Japão, e o muay thai, da Tailândia, possuem muitas diferenças. Ao passo que a primeira é mais calma e se concentra na execução perfeita de técnicas, a segunda é mais agitada e utiliza movimentos mais violentos, fatores que devem ser considerados na hora da sua escolha.

Por fim, lembre-se que a arte tailandesa é mais indicada para quem deseja melhorar o condicionamento físico e desenvolver agilidade e força. Já a arte japonesa, que também contribui com a definição dos músculos, ajuda a desenvolver os reflexos e o caráter de um bom lutador.

10 nocautes utilizando técnicas de Muay Thai

Confira os chutes, cotoveladas, joelhadas e também socos que derrubam o oponente.

20 finalizações usando técnicas de Jiu-Jitsu

Não há dúvidas de que a arte de finalizar marcou época no UFC. Aproveite e relembre 20 finalizações fizeram história no octógono mais famoso do mundo.

Diante das características dessas lutas, qual delas você prefere? Jiu-jitsu ou muay thai? Deixe um comentário contando a sua escolha e continue navegando pelo blog da Rafale Calçados para se informar sobre outras lutas que podem ajudar na sua defesa pessoal.