O tipo de calçado que utilizamos é essencial para a manutenção da saúde corporal e, por isso, deve ser escolhido com critério, principalmente por pessoas que passam horas a fio com o mesmo calçado – como é o caso dos profissionais militares e de resgate. Com tantos modelos disponíveis, pode parecer difícil escolher aquele que seja compatível com as necessidades de cada profissional. Você sabe qual a diferença entre coturno e bota masculina? Saiba todas as informações a seguir.

Principais características do coturno

O coturno deriva do latim “cuthurnus”, que fazia referência a uma sandália de sola grossa amarrada até o joelho. Aqui, no Brasil, o termo foi utilizado para designar a bota militar (bota de combate) feita especialmente para proteger os pés de qualquer circunstância. Para garantir a segurança do indivíduo, esse tipo de calçado precisa ter as seguintes caraterísticas:

Cano alto

Além de proteger as pernas, o cano alto também é perfeito para os motoqueiros, já que o couro evita arranhões causados pela queda e também possíveis ataques de animais.

Solado

O solado mais grosso e firme permite estabilidade em terreno irregular. Além disso, evita escorregões e dura muito mais tempo que os calçados comuns.

Cadarço

Para as pisadas firmes e sem perigo de torções, os coturnos precisam ter o fechamento por cadarços em toda a extensão do cano. Inclusive, essa característica dura até os dias de hoje.

Biqueira

Antigamente, os coturnos utilizados pelos soldados possuíam a biqueira reforçada e levantada. A principal intenção era proteger os passos dos combatentes. Hoje em dia, é possível identificar esse atributo em muitos coturnos.

Impermeável

Para garantir melhor durabilidade e proteção contra infiltração de qualquer líquido, os coturnos de lona ou de couro tratado são as melhores opções, principalmente para atividades que contam com condições adversas de tempo.

Principais características da bota masculina

As botas masculinas, por sua vez, não possuem tantas características quanto os coturnos. Porém é possível encontrar modelos táticos que atendem bem as necessidades básicas de muitos profissionais. De modo geral, as botas masculinas são projetadas especificamente para serem confortáveis de usar diante de uma variedade de mudanças e condições por longos períodos sem desgastes significativos. Já os coturnos têm uma vida útil mais longa do que as botas masculinas.

No site Rafale, você encontra coturnos e botas masculinas que possuem todas as qualidades citadas. Acesse agora mesmo e escolha já o modelo que mais combina com as suas exigências.