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Dicas de manutenção para sua moto Custom

Dicas de manutenção para sua moto Custom

As Custom’s são motocicletas que exigem uma atenção redobrada de seus proprietários,
por conta de seu tamanho, complexidade e por serem voltadas a viagens de médias e longas distâncias. Isso quer dizer que possuir uma Custom é muito mais do que só trocar o óleo de vez em quando, ou dar atenção para a correia de transmissão ou eixo cardã apenas quando convém.

Se você adquiriu sua Custom recentemente, já deve ter procurado várias dicas pela internet para ficar de olho na manutenção da motocicleta. Para facilitar sua vida, juntamos as principais dicas em um texto só para você não ter que procurar mais. Continue lendo e fique de olho em alguns fatores importantíssimos para suas próximas viagens.

Revisão
A Harley-Davidson, principal fabricante de motos Customs no mundo, recomenda que os proprietários de suas motocicletas façam a primeira revisão aos 1.600km rodados ou quando o veículo atingir 1 ano de uso.

Essa quilometragem pode variar de Custom para Custom, mas é bastante indicado que você leia o manual ou pergunte para o vendedor responsável.

Após a primeira revisão, é indicado que você volte a cada 3.000 km rodados para Revisão Periódica e anualmente para a Revisão Geral/Completa.

Calibragem
Cada modelo de motocicleta tem uma calibragem especificada no manual do proprietário. Mas a indicação de calibragem tem mais ligação com os pneus do que com o veículo em si.

Fique atento às especificações de cada pneu e ande sempre com a calibragem em dia, isso te dará maior estabilidade de condução, além de economia de combustível e aumento na durabilidade do veículo.

Pneus muito cheios reduzem a área de contato da motocicleta com o solo, prejudicando a frenagem e favorecendo acidentes. Já com a pressão abaixo do recomendado, reduz a durabilidade do veículo e aumenta o consumo de combustível.

Pastilhas de freio
Verifique sempre as pastilhas de freio de sua moto Custom antes de qualquer viagem, seja ela de curta ou longa duração.

Essa verificação constante deve ser por oficinas capacitadas, o que dará oportunidade de verificar outros problemas nos freios.

Pastilhas gastas rangem quando você freia, isso significa um risco grande para sua viagem.
Fique de olhos e ouvidos atentos à sua Custom.

Vela
Se sua moto está com problemas de manter a aceleração, ou durante a ignição, isso já é um sinal de que as velas de ignição estão gastas.

Além de ficar atento a esses sinais, seu mecânico deve sempre verificar as velas durante a revisão periódica.

Bateria
Algumas motos Custom possuem as baterias AGM livre de manutenção, o que te dá a liberdade de reabastecê-la com água ou solução de bateria. Caso contrário, fique sempre de olho no nível da solução.

Não deixe sua motocicleta parada por muito tempo, ou isso acabará por fazer a bateria perder a carga acumulada e não conseguir alimentar a parte elétrica, incluindo ignição, faróis e demais dispositivos de segurança.

Correia ou Eixo Cardã

A transmissão também deve ser verificada e lubrificada com frequência, para evitar desgaste ou folga. A substituição deve ser providenciada sempre que possível.

O proprietário de uma moto de correia também deve sempre limpar o local utilizando um pincel e água.

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