Siga a Rafale no Facebook

Dica de filme: Dunkirk

Dica de filme: Dunkirk

Quando você ouve falar ou deseja assistir um filme de guerra, você vai logo nos clássicos? O Resgate do Soldado Ryan, Platoon ou Apocalypse Now? Então, Dunkirk é o próximo filme que você deve colocar na sua lista para assistir.

Hoje quero falar um pouquinho desse clássico moderno para você, que ama cinema, história e tudo que envolve o mundo militar e a Segunda Guerra Mundial.

Então, se ajeita aí na poltrona, prepare uma pipoca deliciosa e coloque Dunkirk para rodar na sua Netflix. Claro que tudo isso depois de ler essa indicação que fizemos com tanto carinho para você.

Do que fala?

O filme narra alguns acontecimentos que acontecem durante a Batalha de Dunquerque, um sangrento e difícil conflito travado entre 25 de maio e 4 de junho de 1940, auge da Segunda Guerra Mundial.

Após serem encurralados por tropas alemãs na cidade francesa de Dunquerque, mais de 300 mil soldados britânicos e franceses tiveram que resistir a ataques violentos vindos de todos os lados, pelo mar, céu e terra, enquanto pescadores, barcos civis e militares tentavam evacuar a tropa do local, desobedecendo inclusive ordens do alto comando britânico.

Segundo historiadores, essa foi a batalha que definiu os rumos da guerra em termos de resistência do exército britânico. Foi o período em que mais os alemães se aproximaram da ilha britânica, só não atacando o território do país por uma estratégia equivocada do general responsável pela ofensiva, que achava que a batalha estava ganha e que não precisava avançar mais sem necessidade de perder mais homens.

Ao sobreviverem, mesmo encurralados, os soldados mostraram bravura e resistência ainda que o governo inglês hesitasse em mandar o resgate. O filme mostra como que, com o avançar das horas, tanto a população inglesa quanto os generais, foram inflamados por um sentimento de patriotismo que resultou em uma nova força para combater o inimigo que se aproximava.

Por que é uma boa indicação?

Ainda que com poucas cenas de ação, Dunkirk é um filme tenso e claustrofóbico dirigido magistralmente pelo consagrado cineasta Christopher Nolan.

O roteiro nos apresenta três pontos de vista: o de um soldado preso na praia cercada de alemães, a de um piloto que auxiliava os soldados em solo e um pescador que resolveu auxiliar os compatriotas a fugirem do local. As três histórias se passam em linhas temporais diferentes e se envolvem de forma surpreendente e inesperada.

A trilha sonora e a mixagem de som são espetáculos a parte, por nos inserirem no ambiente tenso naquela situação.

Onde assistir?

Dunkirk está atualmente disponível no serviço de Streaming da Netflix, mas dependendo de quando você ler este texto, ele já pode ter saído da lista.

Mas, sem dúvida nenhuma, é uma experiência cinematográfica que precisa ser assistida e apreciada o quanto antes.

Não deixe passar essa indicação!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

quatro × 1 =