Siga a Rafale no Facebook

Dia do Policial Civil e Militar: nossa homenagem às corporações!

Dia do Policial Civil e Militar: nossa homenagem às corporações!

Engana-se quem acha que o dia 21 de abril é lembrado apenas como o Dia de Tiradentes ou da Inconfidência Mineira. Neste dia, desde 1946, também é comemorado o Dia do Policial Civil e Militar, já que o personagem histórico também é patrono da Polícia Civil.

Este texto é nossa forma de homenagear os membros das corporações que protegem a população, muitas vezes, ando suas vidas em troca.

Vamos descobrir um pouco da história por trás desse dia tão importante para todos nós? Militares, civis e admiradores dos Papa Mikes e Charlies de todo o Brasil

Essa é uma oportunidade de ouro de você conhecer um pouco mais da história dos nossos guerreiros urbanos. Vamos juntos?

Por que esse é o Dia dos Policiais Civis e Militares?

Primeiramente, o dia 21 de abril era apenas o Dia de Tiradentes. Mas, por consequência da data e por esse personagem histórico ser o patrono na Polícia Civil, foi instituído que o dia também fosse dedicado a estes policiais. A data, então, foi instituída de acordo com o Decreto-Lei Nº 9.208, de 29 de abril de 1946.

A ideia é que fosse essa uma homenagem ao órgão responsável pela segurança da população e a manutenção da ordem pública, seguindo as leis e normas de boa conduta em sociedade.

Posteriormente, o dia também abrangeu os Policiais Militares e assim, o dia 21 de abril é o Dia de Tiradentes, dos Policiais Civis e dos Policiais Militares.

Por que Tiradentes é o patrono da Polícia Civil?

Tiradentes foi um revolucionário, lutando contra os domínios do Império Português no Brasil. Em tese, ele desobedeceu às ordens de seus superiores, coisa que a Polícia é totalmente avessa. Então, porque ele é o patrono da corporação?

É porque o personagem era membro da 6ª Companhia de Dragões de Minas Gerais, braço militar que lutou na Inconfidência Mineira. Por lutar pela liberdade e segurança do povo brasileiro, dando sua vida no processo, Tiradentes acabou sendo reconhecido como herói nacional e posteriormente, representante dos policiais civis.

Neste dia, por norma e como forma de celebração, as unidades da Polícia Civil organizam desfiles de tropas e demonstrações cívico-militares.

Mas o Dia do Policial Militar não é em 24 de junho?

Desde 2017, sim!

A data foi alterada pela Lei Nº 13.449, de 16 de junho de 2017, para relembrar a morte do cabo Valério dos Santos Oliveira em 1997, atingido por uma bala perdida durante um protesto da corporação de Minas Gerais que reivindicava melhores condições de trabalho.

Ainda assim, o Dia 21 de abril ainda homenageia os Civis e Militares.

Nós também prestamos aqui nossa homenagem a todos os policiais civis e militares do nosso país, lembrando a importância das corporações em nosso dia a dia para nossa segurança. Obrigado a todos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

sete − dois =