Dia do Exército Brasileiro – Hoje, dia 19 de abril, comemoramos com muito orgulho o Dia do Exército Brasileiro (Imagem destaque: Exército Brasileiro). Há 370 anos – desde a Batalha dos Guararapes – sempre pelo Brasil!

A data da primeira Batalha dos Guararapes (19 de abril de 1648), no contexto da Insurreição Pernambucana, na qual o exército adversário dos Países Baixos foi formado genuinamente por brasileiros (brancos, negros e ameríndios), é tida como a origem do Exército Brasileiro.

O Exército está enquadrado no Ministério da Defesa, ao lado da Marinha e da Força Aérea, desde 1999 na estrutura do Governo do Brasil.

O Dia do Exercito Brasileiro, que não para nunca

No vídeo comemorativo produzido pelo Exército Brasileiro mostra que são 24 horas por dia, 365 dias no ano, mais de 120 mil militares empregados em 320 operações anuais.

Breve história do Exército Brasileiro

A história do Exército Brasileiro começa oficialmente com o surgimento do Estado brasileiro, ou seja, com a independência do Brasil. Entretanto, mobilizações de brasileiros para guerra existem desde a colonização do Brasil, sendo as primeiras dignas de nota, as efetuadas contra as tentativas de colonização francesa no Brasil, nas décadas de 1550 e de 1610.

Ainda durante o período colonial, na Batalha de Guararapes, no contexto das invasões neerlandesas do Brasil, os efetivos portugueses eram formados majoritariamente por brasileiros (brancos, negros e ameríndios).

Por isto, 19 de abril de 1648, data da primeira batalha, é tido como o dia do surgimento do Exército Brasileiro.

Dia do Exército Brasileiro: Braço Forte e Mão Amiga

A Rafale, uma empresa genuinamente brasileira, tem o prazer de saudar todos os guerreiros que passaram, que estão na ativa e que honram o país, servindo a nação de norte a sul, de nordeste a sudeste, a região central com BRAÇO FORTE E MÃO AMIGA.

Quer saber Qual a função do Exército Brasileiro? Origem e informações sobre o Exército? Clique aqui e confira artigo completo aqui no Blog da Rafale. Tem também o post 10 curiosidades do Exército Brasileiro que você vai curtir também.