Dia das Comunicações Navais: e aí, guerreiros, tudo certo? O post de hoje é comemorativo, afinal, dia 28 de março é comemorado o Dia das Comunicações Navais.

O Blog da Rafale cumprimenta calorosamente aos guerreiros que se dedicam com esmero na operação, manutenção e expansão do Sistema de Comunicações da Marinha.

Nesse post conheça um pouco mais da história e algumas curiosidades das Comunicação Navais do Brasil.

Por que o Dia 28 de Março é Dia das Comunicações Navais?

A Marinha instituiu no dia 28 de março como Dia das Comunicações Navais em homenagem a criação do Serviço Radiotele­gráfico da Marinha, no ano de 1904, consagrando a implementação deste invento tecnológico, que modificaria conceitos e paradigmas nas Operações de Guerra Naval em todas as Marinhas.

Qual a importância das Comunicações Navais para o Brasil?

O Dia das Comunicações Navais é celebrado em reconhecimento ao esforço e à dedicação dos militares e servidores civis que trabalham para que as Comunicações Navais brasileiras sejam confiáveis, seguras, rápidas, flexíveis e integradas.

Dia das Comunicações Navais: aviso ministerial cria Serviço Radiotelegráfico da Marinha

Em 28 de março 1907, o aviso ministerial nº 685 criava o Serviço Radiotelegráfico da Marinha (SRM), estabelecendo as primeiras instruções para o Serviço de Telegrafia sem fio da Armada Nacional, e alterando o nome do Posto Rádio da Marinha para Estação Radiotelegráfica da Ilha das Cobras – Estação Central.

Pela importância da criação desse serviço, em 1º de setembro de 2008 o Estado-Maior da Armada publicou a portaria nº 178, instituindo o dia 28 de março como Dia das Comunicações Navais.

Patrono da Comunicação Naval do Brasil

O vice-almirante Tácito Reis de Moraes é o patrono da Comunicação Naval do Brasil. O almirante assumiu a função de primeiro encarregado da Estação Central, tendo se destacado por sua atuação nos primórdios das comunicações na MB e colaborando na instalação de diversas estações rádio nos navios e nas Organizações Militares (OM) de terra, além de ajudar na construção de faróis e radiofaróis que auxiliam a navegação no Brasil.