Inspirados nas antigas sandálias de tiras em couro usadas pelos guerreiros gregos, os coturnos militares quando começaram a ser fabricados não tinham distinção de par esquerdo e direito, se moldando ao formato dos pés de seu usuário com o tempo, o que causava bastante desconforto para os militares.  

O reconhecimento da importância de adotar calçados confortáveis e adequados para a saúde do corpo e os avanços tecnológicos permitiram o desenvolvimento de coturnos modernos, que buscam unir resistência, durabilidade, leveza e conforto no calçado que é elemento de importância tática para quem trabalha em constante estado de alerta.

As utilidades dos coturnos militares

Pensados para dar conforto e segurança aos militares nas mais diversas situações, os coturnos protegem contra fogo, umidade e frio. Além de serem projetados para facilitar ações táticas e tornarem mais suportáveis ocasiões de longas caminhadas ou muitas horas em pé, por exemplo.

Os modelos de coturnos militares

Como os militares desenvolvem diversas funções e enfrentam situações com condições bastante adversas, há variados modelos de coturnos militares, adequados para cada tipo de ocasião e condições. Veja alguns desses modelos:

Coturnos para altas temperaturas

Tipo de coturno indispensável para profissionais que são expostos a temperaturas extremas de calor, como bombeiros, esse modelo, conhecido como “Desert”, tem painéis respiráveis e tecnologia antichamas, além de solados mais resistentes às altas temperaturas. E são perfeitos para ações em temperaturas acima dos 25 graus, seja apagando um incêndio ou realizando atividades no Nordeste brasileiro.

Coturnos para baixas temperaturas

De uso menos comum em um país tropical como o Brasil, os coturnos para baixas temperaturas são essenciais em situações de frio extremo, sendo fabricadas em material isolante e revestidas com lã ou feltro.

Coturnos para climas úmidos

Também conhecido como “Jungle”, esse modelo é ideal para militares que atuam em florestas e selvas tropicais. Feitas em material impermeável e com painéis respiráveis, ele é muito adequado para ambientes com alta incidência de água e umidade.

Coturnos para operações táticas

As operações táticas costumam envolver grande risco e exigir alto nível de concentração dos militares, por isso, para sua realização o uso de calçados militares confortáveis é essencial. Os coturnos para operação tática costumam ser impermeáveis e possuir isolamento térmico, o que garante comodidade e proteção para os seus usuários.

Coturnos para montaria ou para motociclistas

Desenvolvidos especialmente para militares que patrulham sobre cavalo ou moto, esses coturnos são adequados para proteger o militar e o animal, seu cano mais longo impede o atrito contínuo da perna do soldado com o pelo do cavalo ou com o escapamento da moto, evitando machucados.

Você sabia que existem todos esses tipos de coturnos militares? Para ter acesso a mais conteúdo interessante sobre calçados táticos, calçados para motociclismo, airsoft e paintball, resgate e adventures, continue a acompanhar nossas postagens. E para conhecer o melhor em calçados de alta performance, visite nossa loja virtual.