Se você pratica airsoft, é um militar ou policial, deve saber o que é e, muito provavelmente, já usou uma bandoleira. Agora, se você jamais chegou perto de uma arma, de brinquedo ou de verdade, talvez nunca sequer tenha ouvido falar desse acessório de muita importância para alguns esportistas e profissionais.

Apesar de sua simplicidade, as bandoleiras cumprem importante função tática em confrontos militares e policiais, e também durante jogos de airsoft. Quer saber mais sobre esse acessório? Neste artigo você entenderá melhor o que é e para que serve uma bandoleira.

O que são bandoleiras

Suporte em forma de correia, feito para carregar armas de fogo, as bandoleiras podem ser feitas de pano ou material sintético, e terem de uma a três pontas, o que determina a maneira como deverão ser fixadas ao corpo.

Indispensáveis em confrontos policiais e militares e em disputas de airsoft, elas têm papel tático nas ações de seus usuários, dando condições para uma atuação mais efetiva e eficaz.

Para que servem as bandoleiras

Basicamente, bandoleiras servem para carregar armas junto ao corpo e para suspender tais armas quando for necessário usá-las para mirar e atirar.

Usadas para a prática esportiva de airsoft e profissionalmente por policiais e militares, a bandoleira comumente carrega armas de alto calibre, como fuzis. São responsáveis por diminuir o cansaço de braços e pulsos, e manter a arma próxima ao corpo e ao alcance das mão, mesmo quando é necessário mexer em outros equipamentos.

Em confrontos esportivos ou não, a principal função tática das bandoleiras é dar conforto e agilidade ao usuário. Mas elas também contribuem para o disparo de tiros certeiros, já que evitam tremores e facilitam a mira.  

Aprenda a colocar uma bandoleira

O mais comum é que se use a bandoleira no pescoço ou na cintura, e quando colocada corretamente, ela deve se acomodar ao corpo de forma semelhante a de uma mochila.

Veja abaixo instruções básicas de como usar uma bandoleira.

Bandoleiras no pescoço

  • Puxe as faixas para ficarem longe do marcador
  • Segure a parte mais longa e puxe até que ela se transforme em uma alça
  • Passe essa alça formada pela sua cabeça
  • Coloque a mão que vai servir como apoio à arma dentro da alça
  • Passe o seu braço e também o ombro pelo meio dessa mesma alça.

Bandoleiras na cintura

  • Puxe as faixas para ficarem longe do marcador
  • Segure a parte mais longa e puxe até que ela se transforme em uma alça
  • Passe a alça pela sua cintura
  • Estique para que fique bem justa no corpo e passe a outra alça pelo braço de apoio
  • Passe a alça pela sua cabeça para que encaixe entre o ombro e ela, como se fosse um cinto de segurança.

Quer ler mais sobre airsoft, adventure e temas táticos e militares? Acompanhe sempre nosso blog. E precisando de botas militares, equipamentos e acessórios para esportes de aventura, visite nossa loja virtual ou vá à nossa loja em Minas Gerais.