Equipamento de orientação geográfica bastante conhecido, a bússola foi desenvolvida 2000 a.C. e teve importância fundamental nas navegações do século XV. E mesmo com todos os avanços tecnológicos e o surgimento de radares e GPSs, continua a ser bastante útil para orientar sobre localizações e direções.

Se você já viu esse acessório tático, mas não sabe como funciona uma bússola, nós preparamos este artigo para te mostrar como ela trabalha.

Princípios de funcionamento da bússola

Constituída por uma pequena caixa de material transparente chamada cápsula, que contém uma agulha de metal colocada em seu centro gravitacional e equilibrada sobre um eixo de livre movimento, a bússola funciona com base na combinação do magnetismo de sua agulha com o magnetismo da Terra.

Nosso planeta é um grande imã, e como todo irmã, possui um polo magnético negativo e um polo magnético positivo. A bússola também se comporta como um imã, e como tal, tem seus polos magnéticos. Obedecendo à Lei da Atração, os polos opostos da bússola e da Terra se atraem.

Assim sendo, o polo norte negativo da bússola atrai o polo sul magnético positivo da Terra, apontando para o Norte geográfico do planeta. E o polo sul positivo do equipamento atrai o polo norte magnético negativo da Terra, apontando para o Sul geográfico.

Como você pode perceber, polos magnéticos e geográficos do planeta são contrários. Ou seja: Norte geográfico é igual ao sul magnético e Sul geográfico é igual ao norte magnético.

A utilidade da bússola

É importante esclarecer que a indicação de Norte e Sul feita pela bússola é aproximada. Já que sua precisão pode ser afetada pela grande presença de outros campos de grande magnetismo próximos a ela.

Apesar dessa imprecisão, ela continua a ser um importante objeto de orientação, porque, ao ser capaz de indicar os pontos cardeais do planeta (Norte e Sul) a partir de qualquer lugar, permite que seu utilizador se localize e saiba qual direção seguir para chegar ao destino desejado.

Em situações que requerem precisão de localidade, é indicado usar, junto com a bússola, um mapa cartográfico que indique a correção a ser feita na leitura bruta feita por ela.

Encontre acessórios táticos na Rafale Calçados

Você é um apaixonado por esportes de aventura? Então, visite a loja virtual da Rafale Calçados e encontre bússolas e acessórios táticos indispensáveis para você praticar sua paixão com segurança e alto desempenho. E se mora ou está de passagem por Mina Gerais, conheça, também, nossa loja física.

Gostou de saber como funciona uma bússola? Então, continue de olho aqui, no nosso blog, para receber outras ótimas informações e dicas de adventure e temas táticos.