Em profissões de alto risco, como as dos bombeiros, existe uma série de preocupações especiais, que visam proteger o profissional dos pés à cabeça. Devido a isso, a bota para bombeiro civil possui algumas características técnicas, que precisam ser conhecidas e seguidas por todos que desejam ter um bom desempenho nessa profissão, com segurança e conforto.

Portanto, se você já é um bombeiro, ou pretende tornar-se um, saiba que antes de comprar qualquer bota, é preciso que você procure por uma marca que tenha conhecimentos técnicos para a produção desses tipos de sapatos, como é o caso da Rafale Calçados. A partir daí, diante da credibilidade da marca no setor, e mesmo com tantas características especiais, você conseguirá encontrar a bota para bombeiro civil sem dificuldade.

Mas se você ainda está se perguntando quais são as características dessa bota, que é uma parte importante no uniforme de bombeiro civil, vamos esclarecê-las!

Principais características da bota para bombeiro civil

A parte interna é altamente responsável pelo conforto do profissional e, para garanti-lo, é preciso ter uma palmilha com espuma de alta densidade e tecido com rápida absorção de suor. O mesmo também vale para a forração das outras partes da bota, como o cano, por exemplo.

Quanto à parte externa, ela está mais voltada ao material, que deve ser muito resistente. É por isso que o couro legítimo é o mais utilizado e recomendado. Além disso, é importante que as botas tenham escudo frontal, para proteger a canela e, se possível, um suporte para faca que mantenha a lâmina longe da pele, tudo isso, sem interferir no peso, que precisa ser consideravelmente leve. O maior cuidado, porém, deve estar no solado, que merece uma atenção mais detalhada.

Como deve ser o solado da bota

A parte da bota que mais está exposta ao ambiente é, sem dúvidas, o solado. Durante operações dos bombeiros, essa parte pode ter contato com solos irregulares, lama, pedras, objetos perfurantes, materiais químicos e, inclusive, altas temperaturas. Diante de tantos riscos, a preocupação com o solado também deve ser grande.

Porém, já existem botas com a proteção necessária para os bombeiros atuarem com total segurança e conforto. Um ótimo exemplo é  a Bota Resgate Plus Bombeiro, da Rafale Calçados, que foi produzida para suportar situações extremas, possui sola ABS, com borracha de alta abrasividade, sistema amortecedor, com bolha de ar que minimiza impactos e ainda aumenta a proteção do calcanhar.

Fora isso, esse modelo também tem algo primordial para a bota de bombeiro civil. A sola possui um formato que facilita o escoamento de água e contribui tanto com a tração dianteira, quanto com a frenagem traseira, formando assim um conjunto de vantagens que a Rafale Calçados pensou exclusivamente para a proteção e o conforto dos bombeiros.

Gostou da bota para bombeiro civil? Então navegue em nosso blog e encontre também diversos outros produtos que podem ser úteis para você!