Todo homem precisa de um sapato que seja confortável, forte e, ao mesmo tempo, versátil. Assim, é possível garantir a saúde dos pés, a segurança ao caminhar e ainda utilizá-lo em diversas ocasiões, tanto para trabalhos no campo, quanto na cidade. E para quem busca uma opção assim, as botinas são as melhores alternativas de sapato masculino, pois têm características únicas e muito vantajosas.

Para comprovar tudo isso, veja abaixo o que diferencia as botinas dos outros tipos de calçados, e descubra ainda porque elas são tão úteis em terrenos tão diferentes.

Principais características das botinas

Como o nome sugere, as botinas são um tipo específico de bota, que se diferencia dos outros sapatos masculinos tanto pelo seu formato, quanto por seu material, que costuma ser muito resistente.

No que diz respeito ao formato, as botinas possuem cano curto, na altura do tornozelo, design rústico, estilo vaqueiro, e podem até ter cadarços, porém, os modelos mais populares contam apenas com elásticos, o que facilita o calçamento e ainda proporciona um rápido ajuste aos pés.

Nos casos em que possuem elásticos de fechamento, as botinas mais completas também contam com sistema auxiliar de calçamento, que é uma espécie de puxador frontal e traseiro, que pode ou não ser ergonômico.

Quanto ao material, esse tipo de bota geralmente é fabricado em couro, que, vale dizer, também tem suas variações. A Botina Kansas Taupe, por exemplo, cujo modelo é tradicional, foi produzida com couro graxoso, que aparece tanto na parte externa da bota, quanto no revestimento interno.

Utilidade das botinas no campo

No campo, as botinas são de grande utilidade e podem ser utilizadas para praticamente todas as atividades, como para longas caminhadas, tanto em terrenos regulares quanto irregulares, pois a maioria dos modelos, a exemplo da Botina Colorado Amarela, possuem palmilhas com sistema de antitorção.

Além disso, esse tipo de sapato é perfeito para o dia a dia daqueles que sempre lidam com imprevistos rurais. Isso porque seu material é resistente e, no caso da Botina Colorado Amarela, o design foi testado por militares europeus e americanos, comprovando que a bota pode ser usada em matas, selvas, regiões montanhosas e até mesmo em desertos.

Utilidade das botinas na cidade

Na cidade, as botinas são úteis em situações diferentes das do campo, no entanto, os modelos citados, da Rafale, também são muito recomendados por sua resistência, alta performance e tecnologias exclusivas, que as tornam perfeitas para o dia a dia de quem trabalha com construção civil, ou com o uso de diversos tipos de produtos.

Aliás, é importante que esses profissionais sempre busquem por botinas que sejam resistentes a óleo, a altas temperaturas e ainda tenham solado antiderrapante, como é o caso da Botina Colorado Preta, e de outros modelos mencionados neste artigo. Assim, evita-se escorregões e eventuais acidentes.

Viu como as botinas são úteis? Então escolha já a sua, na loja virtual da Rafale Calçados, para garantir o seu conforto no campo ou na cidade! E se quiser se quiser ler outros artigos, como este, acesse o nosso blog!