Siga a Rafale no Facebook

Botas táticas impermeáveis: 3 motivos que fazem delas indispensáveis

Botas táticas impermeáveis: 3 motivos que fazem delas indispensáveis

As botas táticas impermeáveis fazem parte do dia a dia de inúmeros profissionais, atletas de aventura e amantes da adrenalina. Se esse é o seu caso, você veio ao lugar certo, já que hoje listaremos os 3 motivos que fazem desses modelos de calçados táticos, indispensáveis para sua saúde e proteção.

Motivo 01: controle térmico

O uso de botas táticas impermeáveis evita que a água esteja em contato direto com seus pés, proporcionando conforto e isolamento térmico. Ou seja, a parte interna do calçado protege seus membros inferiores da queda de temperatura e do desconforto que ela causa.

A queda brusca de temperatura nos pés, por sua vez, pode causar sérios problemas na circulação periférica. Caso isso ocorra, coágulos de sangue podem se formar na região, o que causaria sérios transtornos. Em casos mais extremos, a formação de coágulos pode levar a embolias ou tromboses.

Motivo 02: evitam doenças associadas à umidade

As micoses e frieiras estão diretamente associadas à umidade nos pés.

Engana-se quem acha que essas doenças estão ligadas somente ao uso de calçados abertos em áreas públicas, como piscinas ou praias. Elas podem, sim, ser causadas pelo acúmulo de umidade em calçados fechados, como as botas sem os devidos tratamentos impermeabilizantes e para respiração dos pés (escoamento de suor).

Durante a primeira guerra mundial, por exemplo, as tecnologias de impermeabilização não estavam ainda desenvolvidas. Por isso, os soldados sofriam com o que chamamos de “pés-de-trincheira”. Essa doença nada mais era do que uma micose extremamente perigosa e dolorosa, causada pela extrema umidade das trincheiras e que levava a amputação de membros.

Outro problema muito associado com o uso de calçados fechados e úmidos é o Pé-de-atleta. Um tipo de micose que causa coceira e queimação que pode ser facilmente evitada com o uso de modelos, que além de impermeabilização, contam com absorção de suor, como é o caso da 7001 Kobus SBR-B da Rafale.

Para evitar o aparecimento de problemas ligados à umidade, nada mais indicado do que o uso das botas táticas impermeáveis.

Motivo 03: botas táticas impermeáveis ficam com boa aparência por mais tempo

Por repelir a água, as botas táticas impermeáveis ficam com aparência de novas por mais tempo. Isso porque a água tende a desgastar modelos sem a devida proteção. Além disso, lama, poeira, chuva e outros elementos que podem desgastar os materiais também são repelidos e não se acumulam na parte exterior dos modelos.

Em dúvidas de onde ou como usar as botas táticas impermeáveis?

Como eu disse antes, as botas táticas impermeáveis podem ser usadas por profissionais e atletas das mais diversas áreas.

Atletas do Paintball ou do Air Soft, amantes da natureza em suas trilhas por matas, regiões úmidas e extremas (vulcões, desertos etc.), caçadores ou praticantes da pesca profissional.

Policiais, claro precisam de equipamentos táticos para o trabalho, mas além deles, pessoas que trabalham junto à natureza em climas adversos, como lenhadores, operadores de máquinas e agricultores também podem usufruir dos benefícios das botas táticas impermeáveis.

Uma última dica…

Não tente seguir as instruções que você encontra pela internet para impermeabilizar os seus calçados. Nada de cera de vela ou outro produto que pode danificar seu calçado e prejudicar sua saúde.

Comprar produtos originais e impermeabilizados de fábrica é a única garantia que você tem de que o modelo realmente protegerá você das baixas temperaturas e umidade.

A Rafale utiliza, por exemplo, materiais repelentes a água, como o nylon poliamida, que você encontra na já citada 7001 Kobus SBR-B, modelo que ainda possui furos para absorção de suor e forração em poliamida com Dry Sistem, que além de proteger os pés da umidade, é respirável.

Para mais dicas como essa, acompanhe sempre o Blog Rafale

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

doze + 7 =