Adeptos de esportes em terrenos acidentados precisam preocupar-se, em primeiro lugar, com a proteção, principalmente para escalar. Para que se tenha maior eficiência na hora da prática, o calçado escolhido deve atender a todas as necessidades da trilha. Por isso, é importante saber escolher as melhores botas para escalada.
Existem alguns fatores que determinam qual a melhor bota para cada situação e é crucial que, ao optar, você não desconsidere nenhum deles.

Como saber quais são as melhores botas para escalada

Para quem vai subir montanhas, as botas para escalada utilizadas devem, além de cumprir o esperado durante a prática, responder bem aos obstáculos da trilha que a antecede. Versatilidade é a palavra de ordem para garantir a prática tranquila e segura do esporte.
Veja abaixo alguns pontos para os quais você deve dar atenção na hora de decidir:

Solado

O primeiro pensamento em relação a isso deve ser sobre como será o uso da bota. Caso você seja um amante desse tipo de calçado e goste também de utilizá-lo em ambientes urbanos, precisa escolher um tipo de sola que não escorregue em pisos utilizados nas ruas ou shoppings, por exemplo.
Em relação à escalada, o importante é que o solado seja resistente e seguro. Ele deve aliar a firmeza dos pés ao equilíbrio em situações extremas.

Cano alto, baixo ou médio?

Por mais que não pareça um fator tão importante, a altura do cano das suas botas para escalada pode afetar muito seu desempenho.
Canos altos dificultam o movimento dos tornozelos, mas os mantém quentes em casos de escaladas em locais de baixa temperatura e protegem da água. Baixos, por sua vez, como o da Bota Tática Militar Bunker, facilitam a entrada de água no caso de poças e/ou pequenos lagos. Porém, eles facilitam a movimentação dos pés e são calçados mais leves.
Os canos médios são boas opções para quem quer equilibrar essas questões na hora da trilha. É o caso da Bota Tática Militar Viper, mas ainda assim eles não protegem os pés tão bem quanto os canos mais altos.

Impermeabilidade x transpiração

Durante a trilha os pés vão, inevitavelmente, transpirar. Para evitar que o suor afete a saúde de sua pele, uma boa dica é encontrar uma bota que, ainda que impermeável, permita a saída do suor por algum tipo de respiro no tecido, como a Bota Tática Militar Kobus SBR T-Dry Vulcanizada.
Quer aproveitar mais as suas trilhas? Confira diversos modelos de bota na loja virtual da Rafale Calçados, que faz entregas para todo o Brasil.