O serviço militar possui muitas vertentes, entre elas está a brigada de bombeiros. Essa nobre profissão é responsável por apagar incêndios, fazer resgates e cumprir inúmeras outras funções de prestação de serviço à população em geral. O que poucos sabem é da importância que os equipamentos de proteção têm para esses guerreiros, um exemplo é a bota para bombeiro.

Neste artigo, vamos entender a função desse calçado e sua relevância.

Qual a função da bota para bombeiro?

O grande papel que esse calçado desempenha vai além de simplesmente cobrir os pés dos combatentes. Em uma operação de risco, a bota para bombeiro pode ser o equipamento decisivo entre a vida e morte de alguém.

Os bombeiros são conhecidos por encarar situações de risco com bravura. Para isso, usam botas resistentes que garantem uma caminhada firme entre terrenos escorregadios e pegajosos. Além disso, o cano alto dos calçados protege as pernas e resguarda a pele das altas temperaturas (até 300ºC).

Um movimento em vão pode acabar com um segundo decisivo para uma operação de resgaste, por exemplo. Com isso, os profissionais precisam de equipamentos confiáveis e que tenham bom calço, assim como a Bota Resgate Plus Bombeiro. O modelo tem confecção em couro liso e palmilha EVA com furos para absorção do suor, impedindo que os pés escorregarem dentro do sapato.

Acessórios de segurança na bota para bombeiro

Os calçados Rafale já possuem adaptações para cada profissão da área militar. Para os combatentes bombeiros, alguns itens essenciais são incluídos na estrutura dos calçados, como:

  • refletivos traseiros e laterais – sinais que brilham no escuro e indicam a posição do profissional. Ainda servem para localizar os companheiros de equipe durante exposição à fumaça ou quedas de energia repentinas;
  • porta facas – na prática das operações táticas muitas vezes é preciso cortar e rasgar obstáculos para caminhar, um porta facas torna-se útil na hora da ação;
  • escoamento de água – um solado dentado e grosso é essencial para caminhar em terrenos alagados;
  • proteção ao calcanhar – o reforço no calcanhar garante a segurança dos pés e evita torções e machucados. Um ótimo exemplo é encontrado na Bota Resgate C446;
  • biqueira diferenciada – a biqueira reforçada com plástico vulcanizado é levemente inclinada para cima, facilitando a pisada ágil;
  • bolha de ar – a tecnologia na confecção desse tipo de bota garante um sistema de amortecimento potente com bolhas de ar.

Faça a melhor escolha na hora de comprar  e confira os modelos mais indicados de bota para bombeiro. Acompanhe o blog para mais artigos sobre equipamentos táticos!