Bope – E aí, guerreiro, tudo certo? No post de hoje vamos saber tudo sobre o BOPE: Significado, função, como ingressar e qual o salário desse grupo de elite.

O que podemos adiantar é que ser um integrante deste grupo de elite exige-se muita força física e estratégica, eficiência, raciocínio rápido, agilidade, um bom condicionamento físico e, claro, saber manusear equipamentos, entre outras habilidades.

A criação do Grupo se deu pela necessidade de haver uma equipe bem preparada para atender ocorrências que exijam mais comprometimento físico, psicológico e técnico. Daí a ser uma divisão da Polícia Militar com sua própria preparação.

Origem do BOPE: quando foi criado?

O BOPE do Estado do Rio de Janeiro foi criado em 1978, inicialmente chamado de Núcleo da Companhia de Operações Especiais, funcionava nas instituições do CFAP.

Em 1982, o NuCOE foi transferido para as instalações do Batalhão de Polícia de Choque, recebendo a denominação de Companhia de Operações Especiais (COE).

Através da publicação de um Boletim da PM nº120, o COE voltou a ser chamado de Núcleo de Operações Especiais, funcionando nas instalações físicas do Regimento Marechal Caetano de Farias.

No dia 23 de março de 1988, o Decreto-Lei nº 11.094 determinou a criação da Companhia Independente de Operações Especiais (CIOE), para atuar em missões próprias no Estado do Rio de Janeiro, determinadas pelo Comandante Geral.

Somente em 1991, através do Decreto nº 16.374 é que o Batalhão de Operações Especiais foi criado, extinguindo-se assim a CIOE.

Quem foi o idealizador do BOPE?

O grande idealizador do BOPE do Rio de Janeiro foi o coronel Paulo César Amendola, ele deu início a essa nova linha dentro da polícia, quando foi criado, esse ainda não havia tomado as proporções que tem hoje, nem mesmo a denominação de “Caveira”, inspiração vinda de uma série da TV norte-americana “SWAT”.

O que são os caveirões?

Os policiais do grupo utilizam veículos blindados, os chamados “caveirões”, para realizar suas operações, em especial as que ocorrem dentro de favelas.

Qual o salário do BOPE?

Entre 2.800 a 3000, com salário de gratificação incluso.

O que significa a sigla BOPE?

Significa Batalhão de Operações Policiais Especiais.

Como ingressar no BOPE?

Se você está pesquisando como entrar no Bope você está no lugar certo.

Para fazer parte do grupo de elite carioca, por exemplo, é necessário ser um policial concursado especificamente no Estado do Rio de Janeiro e se candidatar para participar de um dos cursos oferecidos pelo Batalhão de Operações Policiais Especiais. e divulgados no Boletim Ostensivo da PMRJ, pela Diretoria de Ensino e Instituição, e são disponibilizados, na maioria das vezes, no início de cada ano.

No site da polícia de cada Estado tem informações sobre como ingressar no grupo.

Quanto tempo dura o curso do BOPE?

É realizado um treinamento para preparar o soldado para fazer parte o grupo de elite. O treino é intenso e, claro, visa a capacitar os melhores profissionais para um trabalho de excelência carregando o nome da instituição.

Curso de ações táticas: este curso possui a duração de dois meses, nele os ingressantes aprenderão a realizar o resgate de reféns. Os policiais que participam desse treinamento participarão contra o terrorismo realizado nos Jogos Pan-Americanos;

Curso de operações especiais: ele dura cerca de três a cinco meses, neste curso o policial receberá treinamento acerca de intervenções especiais em áreas que se encontram em conflito, poderá então participar de momentos críticos semelhantes aos que acontecem nas favelas do Complexo do Alemão.

Quais estados do Brasil tem o BOPE?

O Bope está presente em 15 estados brasileiros e tem como objetivo principal garantir a segurança pública e o ir e vir dos cidadãos de bem.