Bombeiro militar: como ingressar na carreira? Você que deseja ser um Bombeiro e fazer parte da instituição mias confiável pelos brasileiros desde 2009, precisa passar por processo de seleção que ocorre por meio de concurso público e tem, geralmente, quatro fases.

Um soldado do Corpo de Bombeiros ganha, em média, R$ 2,5 mil. O salário aumenta conforme o nível hierárquico e pode chegar a R$ 11 mil, no cargo de Major. Clique aqui para conhecer a função de um Bombeiro Militar.

Para ser bombeiro é necessário ser brasileiro, ter idade entre 18 e 30 anos, ter ensino superior completo, estar quite com o serviço militar, estar em dia com as obrigações eleitorais, não ter antecedentes criminais policiais, sociais e morais

Para saber se há algum concurso para Bombeiro entre no site do bombeiro do seu Estado e veja se tem algum edital.

Bombeiro militar: quatro fases para ingressar na carreira

Conheça as quatro fases que você deve enfrentar para ser um BOMBEIRO MILITAR – Os aprovados em todas as etapas iniciam o curso de formação com duração de dois anos. Os candidatos devem se dedicar exclusivamente às aulas. Durante esse período, eles recebem uma remuneração de acordo com a Lei de Remuneração do Corpo de Bombeiros Militar do estado.

Provas: primeira fase para fazer parte do CORPO DE BOMBEIRO MILITAR

Na primeira fase para ingressar na carreira é necessário participar das provas de conhecimentos gerais e específicos, com questões objetivas e redação.

Teste físico: segunda fase do concurso para ser um BOMBEIRO MILITAR

Os aprovados da fase da prova vão para a fase do teste físico, em que são avaliados em atividades como corrida, elevação do próprio corpo e natação.

Investigação social: terceira fase para entrar para o CORPO DE BOMBEIROS

Os aprovados no teste de aptidão física vão passar por da sindicância da vida pregressa e investigação social do candidato. A intenção é verificar se os candidatos já tiveram ou têm envolvimento com qualquer crime ou contravenção penal, o que não é admitido na carreira militar.

Avaliação médica: quarta fase para se tornar um BOMBEIRO MILITAR

Na última fase do concurso é feita uma avaliação médica do candidato para examinar as condições de saúde física e mental por meio de uma bateria de exames. Nessa fase é verificado também se os candidatos possuem alguma tatuagem que faça apologia ao crime, ao racismo ou atente contra as instituições democráticas.