Curiosidades do Exército Brasileiro – Nosso blog já trouxe um texto sobre a função, a origem e informações importantes sobre o Exército Brasileiro. Hoje, guerreiros, temos mais curiosidades do Exército Brasileiro.

O Exército Brasileiro (EB) é uma das três Forças Armadas do Brasil, responsável, no plano externo, pela defesa do país em operações eminentemente terrestres e, no interno, pela garantia da lei, da ordem e dos poderes constitucionais.

10 curiosidades do Exército Brasileiro

1) Possui o segundo maior efetivo entre os exércitos da América Latina (atrás da Colômbia), com 219.585 soldados, e uma reserva de 280 mil homens

2) O Exército Brasileiro também possui a maior quantidade de veículos blindados da América do Sul, somados os veículos blindados para transporte de tropas e carros de combate principais.

3) Possui uma grande unidade de elite, com efetivos de comandos e de forças especiais, especializada em missões não convencionais, o Comando de Operações Especiais, única na América Latina, além de uma Força de Ação Rápida Estratégica, formada por unidades de elite altamente mobilizáveis e preparadas (Brigada de Operações Especiais, Brigada de Infantaria Paraquedista, 1.º Batalhão de Infantaria de Selva e 12.ª Brigada de Infantaria Leve (Aeromóvel) para atuar em qualquer parte do território nacional, em curto espaço de tempo, na hipótese de agressão externa.

4) Possui unidades de elite especialistas em combates em biomas característicos do território brasileiro como o pantanal (17.º Batalhão de Fronteira), a caatinga (72.º Batalhão de Infantaria Motorizado),[a montanha (11.º Batalhão de Infantaria de Montanha) e a selva.

5) As unidades de selva do Exército Brasileiro possuem renome internacional, reconhecidas como as melhores unidades de combate nesse ambiente do mundo.São formadas por militares da região amazônica e oriundos de outras regiões, profissionais especialistas em guerra na selva pelo Centro de Instrução de Guerra na Selva. Essas unidades são enquadradas pelas 1.ª, 2.ª, 16.ª, 17.ª e 23.ª Brigada de Infantaria de Selva.

6) As mulheres não participaram das forças armadas do Brasil até o início dos anos 1980. O Exército Brasileiro tornou-se o primeiro exército da América do Sul a aceitar as mulheres nas fileiras permanentes e de carreira.

7) O Exército Brasileiro através de seu Instituto Militar de Engenharia (IME) já adquiriu tecnologia suficiente para que assim que o governo brasileiro desejar, construir a bomba atômica mais poderosa entre todas, a bomba atômica termonuclear.

8) A primeira atuação decisiva do Exército Brasileiro foi na vitória diante da resistência portuguesa ao processo de independência do Brasil e na manutenção da unidade territorial nos primeiros anos do Império.

9) O Exército Brasileiro mantém um dos mais estruturados sistemas educacionais de ensino superior do Brasil, com atuação nos mais diversos ramos. Mantém também Centros de Formação e Educação em níveis fundamental e médio.

10) O comandante mais graduado no Exército Brasileiro é o General de Exército, general de quatro estrelas. Em tempos de guerra, ou em circunstâncias excepcionais, uma quinta estrela pode ser usada pelo oficial de mais alto escalão do exército, que é então promovido a Marechal do Exército.